quinta-feira, 7 de maio de 2009

Influências Musicais Malignas da Nossa Infância

Estava aqui só pensando nas músicas da minha infância. Agora que sou adulto peguei um tempinho para ‘destrinchar’ as letras e os conteúdos implícitos nas músicas de acalentar que nossos pais cantavam para nos fazer acalmar e dormir.

Coitados, eles pensavam, na sua ingenuidade, que elas realmente teriam algum efeito que não fosse justamente o contrário. Seguem algumas de nossas mais importantes influências musicais transmitidas com todo o amor e carinho pelos nossos pais e entes queridos:

‘Boi, boi, boi,
Boi da cara preta,
Pega essa menina(o) que tem medo de careta!’

O que é isso? Além de fazer menção a um bicho enorme e com a cara preta - o que por si só já é assustador para qualquer pessoa, imagine para uma criança - o horário preferido dos pais para cantar essa letra bizarra era à noite, e antes de dormir.

Como ter um sono tranqüilo convivendo com o medo de ser pega por tal boi que persegue crianças que têm medo da sua cara? Meu Deus, onde nossos pais estavam com a cabeça? Lá vai outra::

‘Nana neném,
Que a Cuca vem pegar,
Papai foi para a roça,
Mamãe foi trabalhar’.

Gente, pelo amor de Deus! A música pede para que criança durma, assim o trabalho da Cuca fica mais fácil. E para completar, o papai foi para a roça e a mamãe foi trabalhar. Ou seja: É a Cuca contra você. Se vire, porque não haverá ninguém para te socorrer, já que seus pais estão muito ocupados com seus afazeres e ainda te deixaram ciente disso na canção.

Agora os exemplos de violência explícita:

‘Serra, serra, serrador,
Serra o papo do vovô.‘

Meus caros, me digam se forem capazes: Para que tanto ódio? Esta cena parece mais ter saído do filme o massacre da serra elétrica, e não de uma canção de ninar…E a clássica:

‘Atirei o pau no gato,
Mas o gato não morreu
Dona Xica admirou-se
Do berro, do berro que o gato deu
Miau!!!’

Cenas de pura malvadeza. A criança é instigada a atirar o pau no gato e ainda se sentir orgulhosa com o impacto da violência praticada, já que a Dona Xica fica admirada e por duas vezes o berro do gato é enfatizado na canção.

Mais uma:

‘O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada.‘

Faz-se necessária alguma explicação?

Nenhum comentário: